vesícula

6 cuidados no pós-operatório da cirurgia de vesícula biliar

A cirurgia para a retirada da vesícula biliar, como é chamada popularmente  a colecistectomia, é relativamente comum. Indicada somente a pacientes que apresentam pedras, inflamações ou, mais raramente, tumores na vesícula, é relativamente rápida e simples.

Dependendo de cada caso, pode ser realizada dentro de 45 minutos e, de forma geral, possui um pós-operatório tranquilo, com um período de descanso e repouso médio de 1 a 2 dias.

Mas, por mais que se trate de um procedimento sem grandes complicações, exige cuidados e atenção do paciente durante o período de pós-cirurgia, para que tudo corra bem. Se você, ou alguém que conhece vai passar pela retirada de vesícula, deve conhecer quais são estes cuidados.

A seguir, conheça 6 cuidados que devem ser levados à risca no pós operatório da cirurgia de retirada de vesícula biliar para que a recuperação se dê da melhor forma possível. São eles:

  1. Não se esqueça de tomar os medicamentos indicados

O seu cirurgião irá receitar medicamentos durante o pós-operatório, incluindo opções para minimizar a dor. Não deixe de tomá-los conforme a indicação, pois isso facilita a sua recuperação.

  1. Siga uma dieta restritiva

Durante o pós-operatório, fuja de alimentos muito gordurosos e pesados. Prefira opções mais leves e saudáveis, já que seu organismo precisa se acostumar novamente com a nova condição.

Além disso, prefira consumir poucas quantidades em horários intercalados, durante o dia, facilitando assim a digestão. Esta recomendação também ajuda a diminuir dores e náuseas.

  1. Não fique parado!

O melhor a se fazer é não ficar totalmente parado. Faça pequenas caminhadas para promover a circulação sanguínea e, com isso, agilizar a sua cura. Mas cuidado! Não é indicada a prática de atividades físicas muito rigorosas.

  1. Cuide na hora do banho

Como a cirurgia de vesícula biliar deixará pontos e ferimentos, todo cuidado é pouco na hora da higienização. Leve à risca as orientações do seu médico com relação à temperatura da água, uso de sabonetes e até a limpeza e troca de curativos.

  1. Fique atento ao seu corpo

Seu médico irá conversar a respeito do que é esperado durante o pós-operatório da cirurgia de vesícula biliar. Qualquer situação diferente deve ser comunicada ao seu médico, mesmo que pareça algo corriqueiro.

  1. Visite seu médico

As visitas pós-operatórias são primordiais para verificar como está o seu processo de cura. Portanto, mesmo que esteja se sentindo bem, sem dores e complicações, não deixe de visitar seu médico e relatar todas as experiências e sensações vividas durante este período.

A cirurgia é importante para o processo de cura, mas os cuidados do paciente durante o pós-operatório da cirurgia de vesícula biliar são essenciais para que a cura e a recuperação total se dê o mais rápido possível.

Ao seguir as recomendações médicas e respeitar o tempo do próprio corpo, é possível retornar à vida normal o mais rápido possível.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp