trato digestivo

5 doenças comuns do trato digestivo

A maioria das pessoas não gosta de falar sobre isso, mas ter um problema gastrointestinal é comum. Não há necessidade de sofrer em silêncio. Na vida de todas as pessoas, um pequeno desconforto digestivo ocorrerá pelo menos uma vez. Uma doença digestiva é qualquer problema de saúde que ocorre no trato digestivo. As condições podem variar de leves a graves. Alguns problemas comuns incluem câncer, síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose.

O trato digestivo é composto de esôfago (tubo alimentar), estômago, intestino grosso e delgado, fígado, pâncreas e vesícula biliar. Na digestão, alimentos e bebidas são divididos em pequenas partes (chamadas nutrientes) que o corpo pode absorver e usar como energia e blocos de construção para as células. 

Doenças comuns do trato digestivo

1. Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Ter azia esporadicamente é algo que acontece com quase todo mundo, porém, se ela ocorre com regularidade é preciso procurar um médico. Isso acontece porque a azia é uma das formas mais comuns de apresentação da doença do refluxo gastroesofágico. 

Um médico pode, muitas vezes, diagnosticar a DRGE com base apenas na descrição dos sintomas, mas se o problema estiver em andamento há algum tempo, testes diagnósticos adicionais podem ser necessários para avaliar se a doença causou danos ao esôfago. Isso porque quando descontrolado, o problema pode corroer o revestimento do esôfago, causando feridas e sangramentos. 

O controle da DRGE geralmente começa com mudanças simples no estilo de vida, incluindo evitar alimentos por pelo menos duas horas antes de dormir. No entanto, em casos mais avançados da doença, o tratamento cirúrgico é recomendado.

2. Diarreia crônica

A diarreia é um problema que tem muitas causas prováveis. Pode ser um resultado da incapacidade do corpo de absorver alimentos – como a doença celíaca ou a intolerância à lactose – ou uma doença ou distúrbio, como a síndrome do intestino irritável (SII), doença de Crohn ou colite ulcerativa. Pode também ser causada por infecções – muitas vezes virais – e até mesmo por parasitas.

O tratamento só pode ser indicada quando se sabe a causa do problema, por isso, é importante que se procure um médico especializado cedo, para que mais rápido se chegue à solução. 

3. Constipação crônica

A incapacidade de evacuar também pode ser um problema. A constipação crônica é tipicamente definida como tendo menos de três evacuações por semana durante três semanas ou mais. Pode também acontecer que as fezes sejam difíceis de passar. E como a diarreia, a causa da constipação crônica pode ser de difícil diagnóstico. 

Tratar a condição pode envolver o uso de remédios e mudanças no estilo de vida. No entanto, caso não seja suficiente, outras soluções podem ser indicadas por um especialista.

4. Gastroenterite

Com sintomas como febre, vômitos, diarreia e dores de cabeça, não é de admirar que a gastroenterite seja popularmente conhecida como gripe estomacal. A doença é causada por uma infecção – viral ou bacteriana – no intestino. 

Infecções bacterianas podem ser causadas por E. coli ou salmonella, enquanto infecções virais podem vir do rotavírus. Parasitas também podem causar gastroenterite. 

5. Úlceras

Era costume atribuir úlceras pépticas a fatores relacionados ao estilo de vida, como estresse ou dieta. No entanto, através de novas pesquisas foi descoberto que elas são provavelmente causadas por bactérias no estômago ou pelo uso pesado de medicamentos anti-inflamatórios. 

As bactérias podem danificar o muco que reveste o interior do estômago, expondo o interior do estômago a um ácido que irrita o tecido e causa a úlcera péptica. Essencialmente feridas no interior do estômago, elas podem ser muito difíceis de resolver devido à constante exposição ao ácido do estômago. 

O diagnóstico é feito através de testes para determinar se a úlcera péptica é causada por infecções (geralmente H. pylori) e prescrever antibióticos para tratamento. Um inibidor da bomba de prótons para reduzir o ácido no estômago também é frequentemente prescrito.

Sinais de doenças no trato digestivo

Além dos problemas citados, existem diversas outras doenças que atingem este conjunto de órgãos. Muitas delas têm sinais e sintomas em comum, por isso, é importante se atentar caso ocorram algumas dessas coisas:

  • Sangramento;
  • Inchaço;
  • Prisão de ventre;
  • Diarreia;
  • Azia;
  • Incontinência;
  • Náusea e vômito;
  • Dor na barriga;
  • Problemas de deglutição;
  • Peso ganho ou perda.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp