câncer de pâncreas

4 sintomas do câncer de pâncreas que você deve conhecer

Estatisticamente, no Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de cânceres diagnosticados e cerca de 4% das mortes provocadas por neoplasias. Ou seja, conforme os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 9 mil pessoas morreram com este tipo de tumor nos últimos anos. Vale lembrar que a neoplasia está entre os cânceres que mais matam por aqui. Inclusive, ele é considerado um dos mais letais, segundo informações disponibilizadas pela American Cancer Society. Para que você tenha uma ideia, a taxa de sobrevivência de um paciente, em um período de cinco anos, é de 37%. Os dados são do banco National Cancer Institute (NCI). Ou seja, para que o doente consiga ter sucesso no tratamento, o diagnóstico precoce é imprescindível. Então, pensando nisso, neste artigo destaco alguns dos principais sintomas da doença, assim, você fica por dentro do assunto. Vamos lá?

Sintomas do câncer de pâncreas

1# Coágulos no sangue

A depender do paciente, os coágulos sanguíneos costumam estar entre os primeiros sinais de manifestação da doença. Normalmente, o coágulo surge em uma perna e isso é caracterizado como trombose venosa profunda. Por isso, é comum que, nessa circunstância, o doente apresente vermelhidão, inchaço, dor e sensação de calor na perna que foi afetada. Nesse sentido, é importante acrescentar que, em alguns casos, esse coágulo tende a ir para o pulmão. Com isso, o paciente passa a ter dificuldade de respirar, o que pode levar a uma embolia pulmonar. Apesar disso, é imprescindível alertar que a presença do coágulo pode não ter nada a ver com o câncer de pâncreas. Sendo assim, é fundamental observar os demais sinais da doença.

2# Diabetes

Este tipo de câncer não causa diabetes, apesar de provocar alterações no nível de açúcar do organismo. Porém, a glicose está relacionada a esse tipo de tumor, uma vez que o aumento do nível de açúcar no sangue geralmente é provocado pela deficiência de insulina. Ou seja, a principal atividade do pâncreas.

3# Dores nas costas e no abdômen

Na medida em que o tumor cresce, os órgãos vizinhos vão sendo comprimidos e isso acaba provocando dor. Além disso, essa neoplasia pode afetar os nervos no entorno do pâncreas, provocando muitas dores nas costas. No entanto, outra vez, as dores abdominais ou nas costas podem ser geradas por outros motivos, sendo assim, é fundamental observar outros sinais.

4# Aumento da vesícula biliar

O câncer de pâncreas bloqueia o canal biliar. Isso acaba provocando o acúmulo da bile e, logo, o tamanho do ducto biliar aumenta. Então, para que o diagnóstico seja eficaz, é muito importante que o paciente busque o auxílio de um especialista, porque somente os exames de imagem, bem como os exames clínicos, poderão apontar o problema. Os sinais do câncer de pâncreas se manifestam de diferentes maneiras. E, além dos sintomas citados nos tópicos, acrescento outros, como:
  • náuseas e vômitos;
  • urina escura;
  • coceira na pele;
  • perda de peso;
  • falta de apetite;
  • fezes oleosas ou claras.
Quer saber mais sobre o câncer de pâncreas? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp