Síndrome do intestino irritável

Síndrome do intestino irritável: sintomas, causas e tratamentos

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio funcional que provoca fortes desconfortos na região abdominal. É um problema que causa sintomas sérios e compromete o bem-estar de qualquer pessoa.

O bom funcionamento do sistema digestivo é essencial, por isso, qualquer disfunção pode representar graves complicações para a saúde. É um assunto que merece atenção para evitar danos maiores e interferir nas atividades de rotina da pessoa. 

Entender o que é a síndrome do intestino irritável é fundamental para identificar os sintomas e procurar ajuda médica em tempo hábil. Pensando nisso, confira neste post informações importantes sobre o distúrbio, bem como suas causas e tratamentos!

O que é a síndrome do intestino irritável? 

Síndrome do intestino irritável consiste em um distúrbio que afeta o intestino grosso. É considerado um problema crônico, por esse motivo, quando o indivíduo é diagnosticado, exige tratamentos e acompanhamento médico a longo prazo.

O sistema digestivo trabalha por atividades de contração e dilatação para conduzir o alimento, e disfunção acontece justamente nesse processo. Pode ser por contrações fortes e longas, ou por contrações fracas e reduzidas. 

Quais são as causas? 

As causas da síndrome do intestino irritável não são específicas, ou seja, pode surgir pela combinação de fatores que provocam anomalias no funcionamento do sistema digestivo. 

Os principais motivos do distúrbio são:

  • alterações emocionais: pode surgir ou se agravar devido à períodos de estresse;
  • hábitos alimentares ruins: alimentos gaseificados, gordurosos e bebidas alcoólicas podem ser um gatilho para o problema;
  • motivos hormonais: alterações hormonais como na menstruação podem causar a síndrome;
  • doenças: algumas doenças também são um risco, como a gastroenterite.

Quais são os sintomas? 

A manifestação dos sintomas da síndrome do intestino irritável varia de acordo com o indivíduo. Isso significa que a intensidade e frequência dos sinais vai depender do quadro do paciente.

Os sintomas mais comuns são: 

  • anemia ferropriva;
  • diarreia;
  • dor ou desconforto abdominal;
  • dor persistente não aliviada pelos movimentos intestinais;
  • excesso de gases;
  • indigestão;
  • náuseas;
  • presença de muco nas fezes;
  • prisão de ventre;
  • redução de peso;
  • sangramento na região do reto;
  • sensação de barriga estufada.

Os sintomas merecem atenção, nesse sentido, é aconselhável procurar um médico ao perceber que estão acontecendo de forma recorrente. Lembre-se que o sucesso de um tratamento depende do diagnóstico precoce. 

Como é o tratamento da síndrome do intestino irritável?

O tratamento da síndrome do intestino irritável pode ser realizado por meio de medicamentos ajudam a estabilizar as funções do intestino, seja para evitar casos de diarreia, soltar o intestino e aliviar as dores. 

Outra forma eficiente de tratamento é por uma alimentação saudável alinhada a prática de exercícios físicos. Alimentos ricos em fibras, como cereais, vegetais e frutas são eficientes e bem-vindos para combater e prevenir a síndrome do intestino irritável. 

A saúde mental também é importante e ter influência em diversos aspectos do corpo físico. Cuidar da mente equilibrando a vida profissional, pessoal e o lazer também é uma maneira de tratar problemas no sistema digestivo. 

Agora que você já entendeu sobre a síndrome do intestino irritável, é essencial analisar todos os motivos que possam interferir na sua saúde e qualidade de vida. Assim, é possível garantir um diagnóstico antecipado ter tratamentos eficientes. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp