azia

Quando a azia é sinal de preocupação?

Você já ouviu falar em pirose? E azia, você conhece? Os dois termos referem-se à mesma sensação de queimação na garganta que traz grande desconforto. Embora ocorra em situações comuns, como quando exageremos na comida, também pode ter relação com outras doenças graves.

Você sabe quando esse sintoma é sinal de preocupação? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, explicaremos os principais pontos a respeito deste assunto.

O que é azia?

Trata-se de um sintoma incômodo que pode ser descrito como uma queimação na região do estômago que pode se estender até a garganta. Geralmente, é uma consequência da ingestão de grandes quantidades de comida ou de alimentos ricos em gordura.

Ainda, a azia é um desconforto frequente em gestantes ou pessoas acima do peso, pois, o estômago tende a ser mais pressionado pelas estruturas ao redor. Contudo, costuma desaparecer com facilidade.

Por que ela ocorre?

A azia é uma consequência do ácido presente no suco gástrico do estômago que sobe até o esôfago para atuar na digestão dos alimentos. Esse processo é um mecanismo que segue as seguintes etapas:

  • ao nos alimentarmos, a comida sempre fará o mesmo caminho: boca-faringe-esôfago-estômago;
  • para que a comida entre e saia do esôfago, ela precisa passar por duas válvulas (esfíncteres) que se abrem para a passagem e se fecham para evitar que retornem;
  • no estômago ocorre a digestão dos nutrientes;
  • quando ingerimos grandes quantidades de alimentos, há um aumento da pressão sobre o estômago, ocasionando a abertura do esfíncter e o consequente retorno do suco gástrico para a garganta;
  • em função desse refluxo e da presença do ácido, há a sensação de queimação típica da azia.

Como evitar?

A principal medida preventiva para evitar a azia é comer apenas a quantidade adequada de alimentos durantes as refeições, principalmente daqueles ricos em gordura, frituras e óleo. Assim, manter uma dieta saudável é fundamental.

Contudo, existem casos em que a sensação de queimação não está apenas relacionada com o estilo de vida do indivíduo, mas sim com outras condições que provocam este sintoma desconfortável.

O que pode provocar esse sintoma?

Além da alimentação inadequada, a sensação de queimação na garganta é um sintoma que pode ser causado por diferentes fatores, desde um refluxo até o uso de roupas muito justas. A seguir, listamos as situações onde a azia é um sinal de preocupação:

  • hérnia de hiato: condição na qual há a protusão do estômago para dentro da cavidade torácica. Esse quado pode causar o refluxo e consequentemente a azia;
  • gastrite: trata-se da inflamação do estômago provocada por infecções, estresse, alergias, alterações no sistema imunológico ou pelo uso de medicamentos;
  • esofagite: consiste na inflamação do esôfago causada pelo contato de ácidos estomacais com o seu tecido;
  • intolerância alimentar: a dificuldade de digestão de alguns alimentos faz com que os nutrientes se acumulem no estômago, causando a sensação de queimação.

Além desses fatores, a azia também é causada pelo tabagismo, esclerodermia, gravidez, obesidade e uso de algumas medicações. Assim, a recorrência desse desconforto deve ser investigada por um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp