problemas digestivos

5 sintomas de problemas digestivos que merecem sua atenção

O surgimento de problemas digestivos são sinalizados, muitas vezes, de forma alarmante. Porém, devido à correria do dia a dia e a quantidade de alimentos industrializados que consumimos diariamente, esses sinais acabam sendo ignorados por boa parte da população. O número de pessoas que procuram ajuda médica quando percebem pequenas alterações na digestão ainda é bem pequeno. No entanto, o significado disso pode ser uma patologia, que se não tratada, vai evoluindo até trazer consequências mais graves à pessoa. Manter a boa saúde do trato gastrointestinal garante que a digestão seja feita de forma adequada. Assim, todos os nutrientes importantes para o organismo são absorvidos; os patogênicos e as toxinas são eliminadas. Os sintomas associados à doenças do sistema digestivo podem ser inúmeros. Porém, existem alguns mais comuns, que devem ser tratados com atenção. Acompanhe o artigo e saiba quais são eles.

Sinais de que pode haver um problemas digestivo

1- Azia intensa e frequente após as refeições

Aquela queimação que causa desconforto na porção superior do peito, quando ocorre com frequência é sinal de alerta. A azia pode ser causada por excesso de alimento, alimentos picantes ou bebida alcoólica, sem que esteja relacionada a nenhuma doença adjacente. Esses sintomas, no entanto, são pontuais e só aparecem caso a pessoa insista em consumir esse tipo de alimento. Quando ela é constante e está presente mesmo em casos de refeições mais leves, pode significar refluxo gastroesofágico, intolerância alimentar, gastrite, esofagite, entre outras doenças.

2- Constipação intestinal

Se, por mais de 3 meses, a frequência evacuatória for menor que 3 vezes na semana e vir acompanhada de dificuldade para expelir as fezes, fezes muito duras e ressecadas e dor, esse é um quadro de constipação intestinal. Esse sintoma pode estar relacionado a mudanças na dieta, sedentarismo ou efeitos colaterais de remédios. No entanto, se não há esses gatilhos e a mudança se faz repentinamente, é sinal de que algum problema digestivo está se instalando. Quando a nossa digestão está normal, o trânsito intestinal é regular e sem dor.

3- Flatulência

A produção de gases durante a digestão é natural. Normalmente eles são eliminados sem causar muito desconforto. Porém, quando vem acompanhados de sensação de barriga inchada e incômodo, pode ser sinal de alguma intolerância alimentar, síndrome do intestino irritável, entre outras doenças.

4- Inchaço abdominal

É comum que após refeições pesadas haja sensação de estufamento abdominal. Contudo, quando a distenção abdominal é constante e vem acompanhada de mal estar, flatulência, ou dores, é importante buscar ajuda de um especialista. O inchaço abdominal está associado à diversas doenças do trato digestivo, como hérnia, síndrome do intestino irritável, obstrução intestinal e até alguns tumores.

5 – Perda de peso não intencional

São várias as razões que levam a pessoa a emagrecer sem ter a intenção. Dentre elas estão os problemas digestivos. Esse sintoma é presente em doenças como Doença de Crohn, doença inflamatória do intestino, colite ulcerativa, entre outras. Essas patologias precisam ser diagnosticadas e tratadas por um especialista para que não desenvolvam quadros mais graves. Se notar perda de peso acentuada procure seu médico. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp