câncer de estômago

4 formas de prevenir o câncer de estômago

No Brasil, o câncer de estômago acomete 65% dos pacientes com mais de 50 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele costuma ser o terceiro tipo mais comum entre os homens e o quinto entre as mulheres. E as estimativas do INCA apontam que, neste ano, surgirão mais de 20 mil casos, sendo as maiores ocorrências entre os homens — quase 13.400 casos, contra 7.870 entre as mulheres. O câncer de estômago, que também é chamado de câncer gástrico, normalmente não apresenta sintomas específicos, embora algumas características demonstrem sinais de alerta. Por exemplo, sensação de estômago cheio, fadiga, perda de peso, vômito, falta de apetite, desconforto abdominal contínuo, além de vômitos com sangue — que ocorrem em apenas 15% dos casos. Quer descobrir como evita-lo? Confira o artigo até o final!

Mantenha o peso equilibrado

O excesso de gordura acumulada no corpo traz riscos à saúde, pois juntamente com o sobrepeso e a obesidade, outros problemas surgem. Inclusive essa condição aumenta consideravelmente o risco de tumores na vesícula e intestino. Portanto o melhor jeito de se manter longe dessa zona de perigo é também cuidando do peso. Normalmente, a gordura é medida pelo Índice de Massa Corporal (IMC), no qual dividimos o peso do indivíduo pela altura dele ao quadrado. Essa metodologia é um padrão usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera os limites entre 18,5 e 24,9 kg/m2 normais. Acima disso a pessoa entra na categoria de sobrepeso (30 a 34,9 kg/m2) e obesidade mórbida (≥ 40 kg/m2).

Evite os maus hábitos

O consumo frequente de comidas industrializadas e bebidas alcóolicas favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer. Ou seja, os alimentos defumados, salgados, embutidos e em conserva deixam a saúde das pessoas vulneráveis. Além disso, substâncias como nitritos e nitratos —muito usados em carnes curadas e também presentes em água de poço — elevam a possibilidade de manifestação da doença. Ressaltamos ainda que o tabagismo, responsável pelo surgimento de diversos tipos de câncer, também deve ser evitado. Em contrapartida, a adoção de um estilo de vida mais saudável favorece à saúde e ajuda você na prevenção dessa neoplasia.

Conheça o histórico familiar

Os fatores genéticos também precisam ser observados com mais atenção pelo indivíduo, principalmente quando falamos de parentes de primeiro grau. Mas, para além disso, você também deve se atentar para as doenças pré-existentes como infecções pela bactéria Helicobacter pylori, anemia perniciosa, metaplasia intestinal, gastrite atrófica.

Evite a exposição a determinados compostos químicos

Os agrotóxicos, assim como à exposição à radiação ionizante, óleos minerais, benzeno, hulha, alcatrão, entre outros também devem ser evitados. No entanto, em caso de a exposição ser de cunho ocupacional, é fundamental que os trabalhadores utilizem os equipamentos de proteção, a fim de evitar o desenvolvimento do tumor. O câncer de estômago, normalmente não apresenta sintomas, mas, apesar disso, É possível prevenir o aparecimento dele com algumas medidas preventivas. Dentre as soluções de prevenção apresentadas, sugerimos ainda que você mantenha consultas regulares com o seu médico, pois dessa forma é possível obter a proteção a partir de um olhar treinado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp