pancreatite

O que é a pancreatite e qual o seu tratamento?

O pâncreas é uma das glândulas presentes em nosso corpo e que está localizada atrás do estômago e perto do duodeno. Entre suas funções está a secreção dos sucos digestivos. No entanto, em função de uma pancreatite, pode ter o seu funcionamento alterado.

Você já ouviu falar nessa condição? Sabe como ela é causada ou conhece os sintomas que ajudam a identificá-la? Então, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.

O que é a pancreatite?

Trata-se de uma condição que se caracteriza pela inflamação do pâncreas, órgão responsável pela produção de enzimas digestivas e hormônios importantes para o metabolismo dos açúcares, como a insulina.

Ainda, a pancreatite pode ser aguda ou crônica. No primeiro caso, causa uma dor abdominal intensa e súbita, e a inflamação acomete os órgãos e tecidos locais ou pode resultar na falência destes.

Por outro lado, quando crônica, a inflamação ocasiona a destruição a longo prazo do pâncreas, levando à insuficiência pancreática. Nesses casos, o tratamento deve se estender por toda a vida, minimizando os sintomas e reduzindo a progressão do dano.

Como é causada?

A inflamação ocorre quando as enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas tornam-se ativadas ainda no interior do órgão, danificando-o. Em indivíduos saudáveis, essas substâncias só são ativadas no intestino delgado, ajudando na digestão.

Com isso, as enzimas destroem as estruturas das células do órgão, causando sua inflamação e provocando o aparecimento dos sintomas.  Quando é crônica, pode levar à formação de tecido cicatricial no pâncreas, afetando seu funcionamento e contribuindo para o desenvolvimento de diabetes e problemas de digestão.

Neste sentido, as principais causas de pancreatite são: cálculos na via biliar, alcoolismo e altas taxas de triglicérides (hipertrigliceridemia). Em situações menos comuns, pode ter relação com causas autoimunes ou deformidades embriológicas.

Ademais, existem alguns fatores que tornam uma pessoa mais suscetível ao desenvolvimento da pancreatite. Esses fatores são:

  • realização de cirurgia abdominal;
  • fibrose cística, tabagismo, hipercalcemia, infecção ou câncer de pâncreas;
  • uso de determinados medicamentos;
  • histórico familiar de pancreatite;
  • lesão no abdômen.

Quais os sintomas?

Os principais sintomas de pancreatite são dor intensa na parte superior do abdômen, suor excessivo, perda de apetite, diarreia, febre, inchaço abdominal, aumento da frequência cardíaca, enjoos e vômitos.

Quando a inflamação causa a insuficiência pancreática, o paciente não terá a metabolização correta das gorduras, ocasionando deficiência nutricional e vitamínica, perda de peso, diarreia e até diabetes mellitus.

Como é o tratamento para pancreatite?

O tratamento da pancreatite costuma exigir internação. O primeiro passo é estabilizar o paciente e controlar a inflamação. Para isso, as opções incluem: hidratação ventosa, analgesia e jejum para deixar o pâncreas em repouso.

Posteriormente, identifica-se a causa subjacente da doença. O tratamento irá variar de acordo com a origem da inflamação. Geralmente, realiza-se cirurgia para remoção de cálculos da vesícula biliar, drenagem do líquido do pâncreas ou remoção do tecido doente, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica ou tratamento do alcoolismo.

No caso da pancreatite crônica, pode ser indicado o uso de medicamentos para alívio da dor, suplementos de enzimas para  ajudar a quebrar e processar os nutrientes, alterações na dieta ou até bloqueio dos nervos que enviam sinais de dor para o cérebro.

Enfim, a pancreatite é um quadro grave e que precisa ser tratado. Portanto, se você apresenta sintomas semelhantes aos mencionados no post, não perca tempo e procure um médico o quanto antes. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp