pâncreas

Conheça a importância do pâncreas para o corpo humano

Em nosso sistema digestivo existem diversos pequenos órgãos que, diferente do que muitos imaginam, desempenham funções fundamentais para o organismo. Esse é o caso, por exemplo, do pâncreas, essencial para a digestão dos alimentos.

Você entende a importância desse órgão? Conhece as funções que ele desempenha? Caso não, recomendamos a leitura deste post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema.

O que é o pâncreas?

Trata-se de uma importante glândula do corpo humano, sendo responsável pela produção de enzimas digestivas e hormônios. Em decorrência dessa responsabilidade dupla, é considerado um órgão do sistema endócrino e digestivo.

Ainda, o pâncreas tem o tamanho médio de 20 cm e está localizado no abdômen, em uma região atrás do estômago. Além disso, pesa cerca de 100 gramas e é dividido em três partes principais: cabeça, corpo e cauda.

Outrossim, esse órgão é composto por dois tipos de células: ilhotas de Langerhans e ácinos pancreáticos. O primeiro tipo atua na secreção dos hormônios insulina e glucagon. Já os ácinos produzem o suco pancreático.

Quais as funções que desempenha?

Por fazer parte do trato digestivo e do sistema endócrino, o pâncreas realiza dois tipos de funções: exócrina e endócrina. Cada uma delas têm responsabilidades diferentes. A porção exócrina atua no seguinte processo:

  • digestão dos alimentos: o conglomerado de células chamadas ácinos é responsável pela fabricação do suco pancreático, que contém amilase, enzima que digere carboidratos e açúcares, tripsina, que digere proteínas, e a lipase, que digere gorduras. Essas enzimas são liberadas no duodeno, possibilitando a quebra dos alimentos em pedaços menores, facilitando a digestão e o metabolismo.

Por outro lado, as células ilhotas de Langerhans são responsáveis pela função endócrina do pâncreas. Dessa forma, exerce o seguinte papel:

  • controle da glicemia: a partir da produção dos hormônios insulina e glucagon, exerce a importante função de controlar os níveis de açúcar no sangue e garantir o ritmo do metabolismo. Além disso, também produz a somatostatina, hormônio que controla a produção de insulina e glucagon.

Como identificar problemas no pâncreas?

Por desempenhar papel muito importante na digestão dos alimentos, o mau funcionamento do pâncreas pode ser percebido através da dor abdominal, que surge subitamente e gradualmente se torna mais forte e contínua.

Além disso, essa dor pode ser ainda mais acentuada quando o indivíduo se deita de costas. Outros sintomas que podem indicar um problema no pâncreas são: diarreia com eliminação de gordura nas fezes, náuseas e vômitos após a alimentação.

Ainda, a presença desses sintomas pode indicar uma série de doenças distintas que atingem o órgão, tais como pancreatite aguda ou crônica, câncer de pâncreas, insuficiência pancreática e diabetes tipo 1.

Como prevenir esses problemas?

Geralmente, as doenças que acometem o pâncreas estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente. Algumas medidas podem ajudar a evitá-las, tais como, reduzir o consumo de gorduras, não fumar, controlar o peso corporal, não consumir álcool abusivamente e praticar exercícios com regularidade.

Enfim, com a leitura deste post, você conheceu um pouco mais sobre o pâncreas, seu funcionamento e anatomia, além das doenças que podem acometê-lo. Portanto, para evitar qualquer problema no órgão, adote um estilo de vida saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp