A hérnia de hiato é um problema comum, mas muitas pessoas não sabem do que se trata. Essa condição é caracterizada pela protrusão do estômago na cavidade torácica por meio de uma abertura no diafragma, chamada hiato.
O diafragma é um músculo que divide a cavidade abdominal da torácica. Nele, há uma abertura onde ocorre o ponto de ligação entre o tubo alimentar e o estômago, a qual recebe o nome de hiato. Existem alguns ligamentos que são responsáveis por manter cada estrutura em seu lugar, dentro da cavidade abdominal. Porém, se esses músculos enfraquecerem, o estômago pode atravessar o orifício, provocando a hérnia.
O nome que a doença leva, a faz parecer assustadora e grave. Entretanto, com a informação certa fica mais fácil lidar com o problema e até procurar ajuda. Por isso, vamos abordar neste artigo quais são as causas, sintomas e tratamento da hérnia hiatal. Acompanhe.
Causas da hérnia de hiato
As causas de hérnia hiatal ainda não são conhecidas. O que se sabe é que existem determinados fatores de risco que contribuem para o surgimento do problema. Em geral, aparece com mais frequência em pessoas acima dos 50 anos de idade ou com excesso de peso. O que ocorre é que a pressão feita sobre o estômago, muitas vezes provocada pelo excesso de peso corporal, está relacionada com o enfraquecimento dos músculos em torno do hiato e isso dá vazão para que a hérnia se forme. Mas isso não é restritivo dessa população. Há registro de pessoas com baixo peso e com menos idade afetadas pela doença.Sintomas
Algumas pessoas acometidas pela hérnia de hiato nem sabem que a possui, uma vez que elas podem não apresentar qualquer tipo de sintoma. Geralmente, isso ocorre em hérnias menores. Já as maiores, podem causar alguns incômodos. São eles:- dificuldade para engolir,
- azia (pior quando o indivíduo se curva ou deita para frente),
- arrotos constantes,
- dor no peito,
- fadiga.