hérnia de hiato

Hérnia de hiato: 7 comorbidades associadas ao problema

Resumidamente, a hérnia de hiato é caracterizada pelo crescimento de uma área do estômago pelo diafragma. Ou seja, quando uma parte do estômago é projetada para o tórax, através da abertura do diafragma. No geral, o enfraquecimento da musculatura está associado a esse tipo de manifestação. Isso é, mesmo que não haja uma comprovação científica para a sua origem, é válido informar que a musculatura enfraquecida, associada à pressão sobre o estômago favorecem o quadro. Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da hérnia de hiato incluem:
  • idade avançada;
  • obesidade;
  • genética;
  • traumas abdominais;
  • práticas esportivas que forçam a musculatura abdominal;
  • ingestão excessiva de líquido durante as refeições, entre outros fatores.
Então, a fim de deixar você bem informado, neste artigo, listo algumas comorbidades relacionadas à essa condição. Que ficar por dentro? Continue a leitura!

Hérnia de hiato: quais são as complicações para a saúde?

1# Distúrbios digestivos

Esofagite e gastrite, por exemplo, estão entre as comorbidades associadas à hérnia de hiato. Por isso, é muito comum que pacientes com esse quadro sejam acometidos por inflamações no esôfago, azia ou mesmo sensação de queimação no estômago.

2# Refluxo gastroesofágico

Outra comorbidade ligada a esse tipo de hérnia é o refluxo gastroesofágico que, em outras palavras, significa o retorno repetitivo e involuntário de alimentos do estômago para o esôfago.

3# Distensão abdominal

A prisão de ventre, assim como o refluxo gastroesofágico, estão geralmente ligadas a essa patologia, que, por sinal, é uma das enfermidades que surgem simultaneamente com esse tipo de hérnia. Mas, é válido salientar que esse problema, normalmente é causado pela constipação, gravidez, gases e consumo excessivo de alimentos.

4# Halitose

A falta de higiene bucal, assim como o consumo de certos alimentos, como o alho, podem provocar mau hálito. Porém, nesse caso especificamente, estamos falando de um entrave pontual, porque a halitose é um mau hálito crônico causado em decorrência de problemas estomacais, desencadeados pela hérnia de hiato. Afinal de contas, nessa condição o paciente passa por uma série de transtornos, dos quais estão inclusos o refluxo de ácidos estomacais e alimentos.

5# Dor precordial

A dor precordial é uma queixa corriqueira nos serviços de emergência. Ou seja, nessa condição, é comum o paciente reclamar de dores no peito, uma vez que, a depender do tamanho dessa hérnia, a dificuldade para engolir e as dores no peito são intensificadas. Por isso, muita gente tende a confundir os sintomas como um quadro de infarto.

6# Eructação

A hérnia hiatal pode ou não apresentar sintomas, porém, quando alguns desses sinais aparecem, eles são comumente confundidos com outros distúrbios. Por exemplo, a liberação de gases, que é uma característica desse problema, pode muitas vezes passar despercebido. No entanto, essa manifestação pode apontar para uma situação que exige atenção.

7# Erosão dentária

A erosão dentária é uma ameaça à saúde bucal e, sim, ela também está associada à hérnia hiatal. Isso acontece porque a frequência dos refluxos gastrointestinais culmina em dentes amarelados, desgaste das camadas e perda progressiva de tecido. Ou seja, eles ficam mais sensíveis, gerando a corrosão dos mesmos. A comorbidade é caracterizada quando uma ou várias enfermidades similares estão associadas à doença primária. No caso da hérnia de hiato, que ocorre quando uma parte do estômago dilata, algumas manifestações são inevitáveis, por justamente estarem relacionadas a esse problema. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp