Resumidamente, a hérnia de hiato é caracterizada pelo crescimento de uma área do estômago pelo diafragma. Ou seja, quando uma parte do estômago é projetada para o tórax, através da abertura do diafragma.
No geral, o enfraquecimento da musculatura está associado a esse tipo de manifestação. Isso é, mesmo que não haja uma comprovação científica para a sua origem, é válido informar que a musculatura enfraquecida, associada à pressão sobre o estômago favorecem o quadro.
Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da hérnia de hiato incluem:
- idade avançada;
- obesidade;
- genética;
- traumas abdominais;
- práticas esportivas que forçam a musculatura abdominal;
- ingestão excessiva de líquido durante as refeições, entre outros fatores.
Então, a fim de deixar você bem informado, neste artigo, listo algumas comorbidades relacionadas à essa condição. Que ficar por dentro? Continue a leitura!
Hérnia de hiato: quais são as complicações para a saúde?
1# Distúrbios digestivos
Esofagite e gastrite, por exemplo, estão entre as comorbidades associadas à hérnia de hiato. Por isso, é muito comum que pacientes com esse quadro sejam acometidos por inflamações no esôfago, azia ou mesmo sensação de queimação no estômago.
2# Refluxo gastroesofágico
Outra comorbidade ligada a esse tipo de hérnia é o refluxo gastroesofágico que, em outras palavras, significa o retorno repetitivo e involuntário de alimentos do estômago para o esôfago.
3# Distensão abdominal
A prisão de ventre, assim como o refluxo gastroesofágico, estão geralmente ligadas a essa patologia, que, por sinal, é uma das enfermidades que surgem simultaneamente com esse tipo de hérnia.
Mas, é válido salientar que esse problema, normalmente é causado pela constipação, gravidez, gases e consumo excessivo de alimentos.
4# Halitose
A falta de higiene bucal, assim como o consumo de certos alimentos, como o alho, podem provocar mau hálito. Porém, nesse caso especificamente, estamos falando de um entrave pontual, porque a halitose é um mau hálito crônico causado em decorrência de problemas estomacais, desencadeados pela hérnia de hiato.
Afinal de contas, nessa condição o paciente passa por uma série de transtornos, dos quais estão inclusos o refluxo de ácidos estomacais e alimentos.
5# Dor precordial
A dor precordial é uma queixa corriqueira nos serviços de emergência. Ou seja, nessa condição, é comum o paciente reclamar de dores no peito, uma vez que, a depender do tamanho dessa hérnia, a dificuldade para engolir e as dores no peito são intensificadas. Por isso, muita gente tende a confundir os sintomas como um quadro de infarto.
6# Eructação
A hérnia hiatal pode ou não apresentar sintomas, porém, quando alguns desses sinais aparecem, eles são comumente confundidos com outros distúrbios. Por exemplo, a liberação de gases, que é uma característica desse problema, pode muitas vezes passar despercebido. No entanto, essa manifestação pode apontar para uma situação que exige atenção.
7# Erosão dentária
A erosão dentária é uma ameaça à saúde bucal e, sim, ela também está associada à hérnia hiatal. Isso acontece porque a frequência dos refluxos gastrointestinais culmina em dentes amarelados, desgaste das camadas e perda progressiva de tecido. Ou seja, eles ficam mais sensíveis, gerando a corrosão dos mesmos.
A comorbidade é caracterizada quando uma ou várias enfermidades similares estão associadas à doença primária. No caso da hérnia de hiato, que ocorre quando uma parte do estômago dilata, algumas manifestações são inevitáveis, por justamente estarem relacionadas a esse problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!