Hérnia da parede abdominal

Hérnia da parede abdominal – sintomas e tratamentos

A hérnia da parede abdominal é uma saliência na região, causada por fraqueza no revestimento do próprio abdômen. Essa fraqueza permite a passagem de parte do intestino ou de gordura, por exemplo. Existem tipos diferentes dessa hérnia. Os mais comuns são a inguinal, a umbilical e a incisional.

As causas da hérnia são variadas e, portanto, o tratamento deve ser individualizado, considerando cada particularidade de saúde da pessoa.

Este texto detalha a condição e informa as características e os sintomas mais frequentes. 

Hérnia da parede abdominal

Esse problema problema ocorre devido a um defeito na parede abdominal, provocado por fatores variados, que determinam o tipo da protrusão.

Inguinal

Nesse caso, a região da virilha fica impactada pelo escape de parte do intestino ou de gordura. O problema é mais comum nos homens. Nessa área fica o cordão que leva até o saco escrotal. Nas mulheres, é onde existe um ligamento que sustenta o órgão genital.

Umbilical

Essa condição tem ligação com a musculatura que circunda o umbigo que, fragilizada, permite a protrusão na região abaixo dele. Esse tipo é mais comum nas mulheres, uma vez que a gravidez pode ser a causa associada.

Incisional

Como o nome já associa, essa tem a ver com uma incisão na região do abdômen, como em uma cirurgia, e, consequentemente, com a cicatriz deixada por ela. Pode ter relação com um processo pouco satisfatório de cicatrização, por exemplo.

Epigástrica

Há, também, esse outro tipo, que ocorre na musculatura denominada linha alba, na região mediana do abdômen, acima do umbigo.

Principais sintomas

Pode acontecer de o problema não apresentar qualquer sinal aparente. À medida que a protrusão cresce, porém, pode ocorrer náusea, vômito e, principalmente, um quadro de dor, podendo ser intensa e agravada por situações como:

  • esforço;
  • levantamento de peso;
  • agachamento;
  • tosse.

Causas

A protrusão está ligada à fraqueza muscular da região abdominal que, por sua vez, pode ser causada por fatores diversos, congênitos ou consequentes de hábitos de vida. Assim, obesidade, sedentarismo e esforço excessivo em atividade física, podem ser fatores.

Formas de tratamento

Cada caso e sua gravidade serão determinantes para a abordagem terapêutica. Portanto, a avaliação médica individualizada é primordial para definir como proceder. 

Geralmente, a hérnia tem indicação cirúrgica, podendo ser um procedimento tradicional ou por meio de laparoscopia, que é menos invasivo. A anestesia pode ser geral, raquianestesia ou local. 

A operação de hérnia da parede abdominal costuma ter recuperação rápida, com possibilidade de alta no mesmo dia, em determinadas situações. É muito importante que sejam seguidas todas as orientações médicas para o pós-operatório.


Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp