cirurgia bariátrica

Exercício físico após a cirurgia bariátrica: quais as recomendações

A cirurgia bariátrica é considerada o tratamento mais eficaz para a obesidade mórbida. Porém, por ser um procedimento complexo, exige uma série de cuidados antes e depois da intervenção, como, por exemplo, a prática regular de atividades físicas.

Ainda, no período do pré-operatório, os exercícios físicos ajudam o paciente a perder o peso necessário para realizar a cirurgia. Já no pós-cirúrgico, a realização de atividades físicas segue outras recomendações. Quer saber quais? Leia este post.

Qual a importância da atividade física após a cirurgia bariátrica?

A prática regular de exercícios físicos é indicada para pessoas de qualquer gênero e idade, pois traz uma variedade de benefícios, tais como, melhora do humor, da qualidade do sono, resistência imunológica, produtividade, do desempenho sexual e dos índices de colesterol bom.

Ainda, para quem passou pela cirurgia bariátrica, as atividades físicas foram iniciadas ainda no preparo para o procedimento. No entanto, para que os resultados esperados sejam alcançados, o paciente precisa abandonar o sedentarismo e se manter fisicamente ativo.

Neste sentido, o exercício físico é o meio mais eficaz para o controle do peso corporal no pós-cirúrgico. Nos primeiros três meses depois da cirurgia bariátrica, há uma rápida perda de peso. Contudo, após esse período, o paciente está mais propenso a voltar a engordar.

Por isso, a prática de atividades físicas é uma etapa essencial do pós-operatório. Assim, é possível manter a redução de peso e evitar a perda de massa magra. Em alguns casos, essa medida pode até otimizar o emagrecimento.

Quando retornar à prática de exercícios?

O momento ideal para retomar as atividades físicas será decidido pela equipe médica responsável pelo seu caso. Essa decisão é influenciada por diversos fatores, tais como, tipo de procedimento realizado, risco de complicações, estado de saúde e andamento da recuperação do paciente.

Ainda, no caso das cirurgias abertas, a liberação médica pode levar um tempo maior, mas o paciente já pode realizar pequenas caminhadas. Neste primeiro momento, as atividades serão monitoradas por, pelo menos, 30 dias.

Geralmente, depois dos primeiros 40 dias da cirurgia bariátrica, o paciente recebe a autorização para realizar atividades físicas mais intensas, salvo restrições médicas. Porém, essa transição precisa ser gradual.

Quais atividades posso realizar?

No início do pós-operatório, o educador físico em conjunto com a equipe médica, prepara um programa de exercícios físicos para o paciente. De modo geral, são consideradas as seguintes atividades:

  • caminhadas leves que gradualmente aumentam de intensidade;
  • musculação;
  • natação e hidroginástica;
  • exercícios aeróbicos e funcionais.

Ainda, o programa de exercícios costuma ser abrangente, incluindo atividades que beneficiam a função cardiorrespiratória, flexibilidade, função neuro motora e a resistência física. No entanto, todos os exercícios precisam considerar a idade, o peso, a condição física e a preferência do paciente.

Quais os benefícios?

Um dos principais benefícios de realizar atividades físicas após a cirurgia bariátrica é o controle do peso corporal. Outras vantagens de seguir o programa de exercícios são:

  • redução da glicemia;
  • melhora da qualidade de pele, da disposição física, do sono e da ansiedade;
  • fortalecimento da musculatura;
  • redução da pressão arterial e da gordura visceral;
  • melhora nos níveis de triglicerídeos e de colesterol LDL;
  • combate o envelhecimento;
  • redução da dor.

Por fim, além de todos esses benefícios promovidos pela prática regular de exercícios físicos, o paciente também tende a se recuperar mais rapidamente da cirurgia bariátrica. Por isso, é parte fundamental do pós-operatório.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp