Estômago inchado

Estômago inchado: que pode causar o problema?

O Que Pode Causar Um Estômago Inchado?

Sente aquele desconforto no estômago após as refeições? Esse sintoma pode estar relacionado a uma série de fatores, desde má digestão e intolerância alimentar até infecções por parasitas ou bactérias.

Quer saber mais sobre essas causas? Então, não deixe de ler este post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas a respeito do tema. Ficou interessado? Continue a leitura.

Geralmente, a sensação de estômago inchado não representa um problema grave de saúde. No entanto, é fundamental que a causa seja descoberta. Assim, será possível adotar a medida terapêutica necessária para evitar que o problema se repita.

Causas comuns de estômago inchado

Uma das razões mais comuns para esse desconforto estomacal é o excesso de gases, resultado de maus hábitos alimentares, sedentarismo e consumo de alimentos de difícil digestão. Outras causas possíveis são:

  • intolerância alimentar: quem tem intolerância a determinado alimento enfrenta maior dificuldade para digeri-lo, levando ao surgimento de sintomas como dor abdominal, náuseas e sensação de peso no estômago;
  • infecções: a infecção pela bactéria Helicobacter pylori pode provocar a formação de úlceras, azia constante, perda de apetite, dor abdominal e gases intestinais. Além disso, infecções por fungos, vermes e parasitas também podem levar a sintomas gastrointestinais;
  • dispepsia: trata-se de uma condição que torna a digestão dos alimentos mais lenta e difícil e pode ter relação com o consumo de café, comidas picantes, refrigerantes, estresse, ansiedade ou depressão;
  • ingestão muito rápida de alimentos: comer rápido demais e não mastigar direito impede que o estômago avise ao cérebro que está cheio. Além da sensação de estômago inchado, o paciente sente má digestão e azia.
  • câncer de estômago: trata-se de uma neoplasia que acomete o estômago, causando azia constante, náuseas, vômitos, perda de peso, redução do apetite e fraqueza;
  • síndrome do intestino irritável: é um distúrbio funcional dos intestinos que afeta o órgãos e pode provocar dor, cólicas abdominais, mal estar, cansaço, náuseas e sensação de estômago cheio;
  • constipação intestinal: também chamada de prisão de ventre, pode não ter causa definida ou ter origem em tumores intestinais, diabetes, divertículos, doenças da tireoide e lesões neurológicas;
  • doença celíaca: doença de origem imunológica que se caracteriza por uma reação inflamatória no intestino delgado toda vez que o órgão é exposto a determinado alimento.

Quando preciso ir ao médico?

Embora não seja uma condição grave, é necessário ir ao gastroenterologista para que ele verifique a causa do inchaço do estômago. Assim, existem outras situações que também indicam a necessidade de buscar assistência médica:

  • inchaço persistente do estômago;
  • perda de peso sem causa aparente;
  • diarreia, vômito ou sangramento;
  • permanência dos sintomas mesmo após o tratamento.

De modo geral, a sensação de estômago inchado será tratada conforme a causa. Então, quando estiver relacionado à alimentação, será indicado o acompanhamento de um nutricionista. Portanto, caso tenha origem em infecções, pode recomendar o uso de antiparasitários ou antibióticos.

Enfim, independente da causa, a sensação de estômago cheio precisa ser diagnosticada corretamente e, se for necessário, tratada por um profissional de saúde. Portanto, caso apresente esse desconforto, procure assistência médica.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp