Doenças gastrointestinais

7 sintomas de doenças gastrointestinais

As doenças gastrointestinais são as enfermidades que afetam os órgãos do sistema digestivo, incluindo esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado, reto, cólon e anus, bem como os chamados órgãos anexos que participam do processo de digestão. É o caso do pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Os distúrbios gastrointestinais são bastante comuns e podem ter relação com alterações anatômicas, hábitos alimentares, predisposição genética, obesidade, sedentarismo, entre outros fatores. Estes, então, impactam direta ou indiretamente o sistema digestivo.

As doenças gastrointestinais mais conhecidas são a gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico, cálculos biliares, pancreatite, apendicite, esteatose hepática e síndrome do intestino irritável. Essa categoria de doenças pode apresentar, portanto, variados sintomas.

Confira em seguida as principais manifestações dos distúrbios do aparelho digestivo.

Dores variadas

Boa parte das doenças gastrointestinais pode causar dor no abdômen. Dependendo da doença, a dor pode apresentar localização e intensidade variadas. No caso de cálculos na vesícula, por exemplo, ocorre no quadrante superior direito do abdomen, podendo irradiar para as costas. Não raro, as doenças digestivas provocam dor torácica ou no baixo ventre, com sensação de pontadas ou pressão.

Azia e queimação

Condições como o refluxo gastroesofágico, úlcera e gastrite costumam vir acompanhadas de azia e queimação. Essas sensações atingem o peito e a garganta, aumentando quando a pessoa está deitada. Embora a azia nem sempre esteja ligada a distúrbios gastrointestinais, é importante investigar as causas desse sintoma.

Náuseas e vômitos

Outros sintomas comuns de enfermidades digestivas são as náuseas e vômitos. Em condições como colecistite, apendicite, refluxo, alergias alimentares e úlcera péptica é esperado que o paciente apresente episódios de enjoo, mal-estar e chegue a vomitar, embora não seja uma regra. Cada caso é um caso.

Alterações no trânsito intestinal

Dificilmente alguém com doenças gastrointestinais permanece com o trânsito intestinal normal. Assim, a pessoa pode ter diarreia (aumento da frequência evacuatória e fezes aquosas) ou prisão de ventre (dificuldade para evacuar). Essas mudanças podem resultar em ganho ou perda de peso, desidratação, entre outras consequências.

Inchaço e empachamento

Fique alerta a sinais como acúmulo de gases, distensão abdominal, indigestão, saciedade precoce e sensação de empachamento, mesmo após ingerir pequenas porções. Esses também são sintomas tradicionais de doenças do sistema digestivo.

Mau hálito

O mau hálito, tecnicamente chamado de halitose, pode ser causado por má higiene oral, desidratação ou ingestão de alimentos com cheiro forte. O que muita gente não sabe é que também pode ser um indício de doenças gastrointestinais, como refluxo ou tumores no sistema digestivo.

Soluços

Os soluços são espasmos involuntários e repetidos, no diafragma. Podem não ter nenhum caráter patológico, mas, em alguns casos, são indícios de doenças gastrointestinais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

Comentários
Dr. Rodrigo Gui Queiroz

Posted by Dr. Rodrigo Gui Queiroz