Digestão

Digestão: como os alimentos são decompostos

O processo de digestão ocorre em todos os seres vivos, e nos seres humanos o alimento passa por diversos processos até que os seus nutrientes tenham sido plenamente absorvidos. Em seguida, esses mesmos alimentos são decompostos.

Você entende como funciona a absorção dos nutrientes? Sabe como os alimentos são decompostos? Então, continue a leitura do post. A seguir, responderemos a todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como funciona o processo de digestão?

Nos seres humanos, os processos de ingestão, digestão e de absorção dos alimentos são todos realizados pelos órgãos que compõem o sistema digestório, sendo eles a boca, o esôfago, estômago, intestino e ânus.

Ainda, quando ingerimos os alimentos, a sua digestão começa pela boca, que através da língua, dos dentes e das glândulas salivares faz a deglutição. Para chegar ao estômago, os alimentos passam pelo esôfago.

Posteriormente, no estômago é produzida uma substância chamada de suco gástrico, composta de enzimas e ácido clórico. O bolo alimentar entra em contato com esse ácido e depois segue para os intestinos. Neste momento, os alimentos sofrem a ação de enzimas. Em seguida, há a absorção dos nutrientes úteis ao metabolismo do organismo. 

Como os alimentos são decompostos?

Na digestão, a palavra absorção é utilizada para descrever o processo pelo qual os nutrientes, em consequência da simplificação molecular dos alimentos, passam para o meio interno por meio das paredes do sistema digestivo.

Assim, os alimentos sofrem a ação de processos mecânicos e químicos, fazendo com que sejam decompostos em moléculas mais simples, de menor tamanho e que conseguem atravessar as paredes do tubo digestivo para o sangue com mais facilidade.

Ademais, a decomposição dos alimentos se inicia ainda na boca, através da ação da saliva. Já no estômago e no intestino delgado, as moléculas desses nutrientes são quebradas pelos sucos gástricos e digestivos.

No entanto, a absorção dos nutrientes não ocorre de maneira integral. O percentual de vitaminas e minerais absorvidos pelo organismo é bem baixa, variando de acordo com a combinação de alimentos ingeridos.

O conceito de biodisponibilidade

Biodisponibilidade é o processo que ocorre quando os alimentos com categorias de nutrientes distintos se unem para serem absorvidos pelo organismo. Ao se alimentar, os nutrientes interagem a fim de potencializar a ingestão de vitaminas e minerais.

Além disso, a biodisponibilidade também atua na melhora do sistema imunológico, fortalece os músculos e contribui para o emagrecimento saudável. Dessa forma, é fundamental ter uma dieta balanceada, com diferentes grupos nutricionais.

Por exemplo, o consumo de tomate com abacate aumenta a absorção de gorduras monoinsaturadas e licopeno. Já a ingestão de castanha, cenoura, abóbora, manga e espinafre permite a absorção das vitaminas A e D.

Por fim, outras dicas para melhorar a absorção dos nutrientes é beber água após os exercícios físicos, agitar a garrafa ao consumir leites vegetais, para dissolver o cálcio e a vitamina D, e utilize azeite para temperar as saladas.

Então, com a leitura deste post, você entendeu como funciona o processo de digestão dos alimentos e descobriu como eles são decompostos e absorvidos pelo organismo. Portanto, ao adotar uma alimentação equilibrada, você eleva a carga nutricional dos alimentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp