digestão

5 alimentos que auxiliam a digestão

Você já sentiu aquela sensação de que a refeição não caiu muito bem no estômago? Gases intestinais, azia e empachamento são alguns dos desconfortos causados pela má digestão. Geralmente, o problema está relacionado à qualidade e à quantidade de alimentos ingeridos.

Neste post, você irá descobrir o que precisa inserir na sua alimentação para evitar esses sintomas. Então, se tem interesse em entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

1) Chás digestivos

Os chás naturais digestivos são excelentes alternativas para melhorar a digestão após as refeições. Hortelã, alecrim, sálvia, menta, psyllium, erva cidreira e camomila são algumas das plantas mais indicadas.

Ainda, para que a bebida ofereça o resultado esperado, o ideal é consumí-la entre 30 e 40 minutos após as refeições. Além disso, quanto menos oxidada a planta estiver, mais efetiva ela será para o organismo.

2) Azeite

O azeite de oliva, principalmente o extra virgem, traz uma série de benefícios para o organismo, inclusive no processo de digestão dos alimentos. Isso porque é capaz de inibir o excesso de ácido gástrico e de prevenir a azia.

Por ser uma gordura saudável, o azeite também estimula a produção de suco pancreático e da bile, melhorando o funcionamento do trato digestório. Então, utilize o azeite nas saladas ou no preparo de outros alimentos.

3) Fibras

As fibras são fundamentais no combate a má digestão, pois prolongam o tempo em que os alimentos permanecem no tubo digestivo. No entanto, existem certas diferenças entre as fibras solúveis (frutas, legumes e verduras) e as insolúveis (cereais e farelo).

No primeiro caso, são capazes de reter os líquidos, formando uma substância viscosa no estômago e retardando o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade. Por outro lado, as fibras insolúveis não são digeridas e aceleram a velocidade intestinal, favorecendo o bom funcionamento do órgão e prevenindo doenças. 

Ainda, para manter o consumo ideal dessas fibras, recomenda-se a ingestão de 25 a 30 gramas por dia. Contudo, lembre-se de sempre consumi-las em conjunto com a água, para facilitar a formação do bolo fecal e melhorar o fluxo intestinal.

4) Gengibre

O gengibre é uma raiz muito indicada para aliviar os sintomas da má digestão. Isso porque ajuda na secreção gástrica e possui propriedades anti-inflamatórias, trazendo alívio em quadros de gastrite, queimação, dor e náusea. 

Além disso, é reconhecido por auxiliar no tratamento da flatulência, resfriados e gripes. Para usufruir dos benefícios do gengibre, você pode incluí-lo no preparo de saladas e sopas, em forma de chás e sucos. 

5) Banana

A banana é uma fruta rica em frutano, um tipo de amido resistente que atua no controle do índice glicêmico, melhorando o colesterol e regularizando o trânsito intestinal. Esses benefícios são ainda mais presentes na banana verde.

No entanto, a banana madura também oferece as mesmas vantagens, além de ajudar a reverter quadros de diarreia. Então, para aproveitar os benefícios dessa fruta, coma, pelo menos, uma colher de sopa de banana por dia.

Então, como você pode perceber, existem muitas opções de alimentos que auxiliam na digestão e evitam ou até eliminam os desconfortos ocasionados pela indigestão. Portanto, considere nossas dicas e insira esses itens no seu cardápio diário.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

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