alimentação balanceada

7 dicas para manter uma alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada é aquela que contém alimentos de vários grupos alimentares, tais como: carboidratos, proteínas (vegetal e animal), hortaliças e legumes.

Estabelecer uma dieta saudável traz muitos benefícios para a saúde e, dentre eles, podemos destacar a prevenção contra doenças, o retardo do envelhecimento, a melhoria do humor, o aumento da energia, o combate a obesidade e etc.

Como manter uma alimentação balanceada?

Basicamente, as melhores opções de alimentos são aqueles que vêm da natureza, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, carnes, peixes, ovos e água.

Além de dar preferência a eles, também é essencial que façamos 3 refeições completas diariamente (café da manhã, almoço e jantar) e 2 ou, no máximo, 3 refeições intermediárias ao longo do dia.

A seguir, confira 7 dicas que te ajudarão a manter uma rotina alimentar nutritiva.

1- Consuma alimentos saudáveis congelados

Hoje em dia, há muitas opções nos supermercados de comidas congeladas saudáveis que, através de tecnologias de congelamento, conservam o sabor e os nutrientes dos alimentos.

Elas são excelentes alternativas para continuar se alimentando bem mesmo durante a correria diária, pois poupam bastante tempo de preparo.

2- Não tenha pressa

Ainda que a vida seja dinâmica, o organismo requer algum tempo para processar os alimentos. Portanto, durante as refeições, o estresse do trabalho e as preocupações devem ser deixadas de lado.

Assim, será possível se concentrar e apreciar o que no prato, além de lembrar que essa é uma hora sagrada.

3- Coma de 3 em 3 horas

Quando se fala em alimentação balanceada, deve se manter um equilíbrio nos horários das refeições, favorecendo assim o metabolismo e o trânsito intestinal para que se emagreça de forma natural.

Outra vantagem de consumir pequenas porções de comida num espaço mais curto de tempo, é que isso evita que a fome aumente e a próxima refeição seja exagerada em relação à quantidade.

4- Mastigue bem

A digestão é iniciada pela boca: os alimentos são umedecidos pela saliva e triturados pelos dentes. Dessa forma, se os alimentos não forem bem mastigados, é provável que o organismo demore mais tempo para avisar ao cérebro que está saciado e, com isso, é ingerida uma maior quantidade de alimentos do que a realmente necessária.

Assim, assegure-se de mastigar bem a comida a cada garfada ou colherada antes de engoli-la.

5- Evite beber água durante as refeições

Os líquidos devem ser ingeridos 30 minutos antes ou 1 hora após as refeições, pois — quando consumidos durante a alimentação — podem causar a diminuição de absorção de nutrientes importantes para o organismo.

Logo, o ideal é evitar beber água ou outras bebidas durante a refeição.

6- Consuma alimentos integrais

Os alimentos integrais contêm fibras que aumentam a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e fazem o açúcar desses alimentos caírem mais lentamente na corrente sanguínea, prevenindo, assim, a diabetes e outras doenças.

Então, se possível, opte pela inclusão de alimentos integrais em sua rotina alimentar.

7- Reduza a ingestão de açúcar

O açúcar refinado contém altos índices de glicose devido a vários processos químicos ao qual é submetido, aumentando, assim, os índices glicêmicos do corpo.

Por isso, na hora de adoçar o café, por exemplo, dê prioridade aos produtos naturais, como a stevia e a sucralose, que contém baixo índice glicêmico.

Ainda, outros hábitos que, combinados a uma alimentação balanceada, também auxiliam a manter uma vida saudável são dormir bem e praticar exercícios físicos regularmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelhodigestivo em Ilha Solteira e Barretos!

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