Constipação

Constipação após a cirurgia: o que você precisa saber

Apenas quem já passou por alguma cirurgia entende a relação entre a constipação e o pós-operatório. Afinal, esse é um dos efeitos secundários mais comuns após uma intervenção. Porém, nem todas as pessoas sofrem com esse efeito colateral. 

Você já havia ouvido falar dessa relação? Caso não, recomendamos a leitura deste texto. Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o tema. 

Por que ocorre constipação no pós-cirúrgico?

Quando se fala nos efeitos secundários que surgem após uma cirurgia, é normal que haja a relação direta com dor na região operada, hematomas, inchaços e outros desconfortos. Porém, dificilmente se fala sobre a constipação que o paciente sente.

Contudo, cabe ressaltar que não é uma regra, pois nem todas as pessoas que passaram por uma intervenção cirúrgica enfrentarão essa situação. No entanto, há um número considerável de pacientes que relatam esse efeito.

No que se refere às causas da constipação após uma cirurgia, são vários os fatores que explicam essa relação. Primeiramente, é necessário considerar que, antes da intervenção, o paciente não pode beber água ou ingerir alimentos.

Em função dessa falta de líquidos, há uma maior dificuldade de movimento das fezes no intestino. Outro fator que favorece a constipação é a anestesia. Além de induzir o sono, a composição deste medicamento paralisa o corpo e, por consequência, o intestino.

Assim, é comum que leve um tempo maior para retomar o seu funcionamento padrão. Ademais, o uso de analgésicos no pós-operatório é comum para alívio da dor. Contudo, esses remédios também aumentam o tempo que o corpo necessita para mover as fezes até o intestino, reduzindo as secreções gástricas.

Ainda, após uma cirurgia, há o risco de infecção. Para evitá-las, os pacientes costumam receber doses de antibióticos. Esses fármacos podem alterar as bactérias intestinais, principalmente se o uso for prolongado.

Por fim, existem fatores que podem causar a constipação e que são de responsabilidade do paciente, como, por exemplo, o sedentarismo e a má alimentação. Às vezes, o estresse, a ansiedade e a falta de intimidade com o ambiente hospitalar podem alterar o ritmo intestinal.

Como evitar a constipação após a cirurgia?

A constipação pode provocar uma série de desconfortos, como o inchaço e a dor abdominal. Por isso, é necessário tomar algumas medidas para que os movimentos intestinais retornem ao seu funcionamento normal.

Neste sentido, a hidratação é fundamental. Assim, recomenda-se que o paciente aumente a ingestão de líquidos sem cafeína e sem açúcar. Posteriormente, ao retornar para casa, a pessoa também deve eliminar ou reduzir, por tempo determinado, do seu cardápio os ovos e lácteos, em geral.

Além disso, pode ser necessário aumentar o consumo de produtos ricos em fibra, tais como, verduras e frutas. Os suplementos de fibra também são indicados, desde que haja prescrição. Ademais, a prática de atividades físicas é essencial.

Contudo, há de se respeitar as orientações médicas para o pós-operatório. Caso seja autorizado, o exercício físico ajuda a recuperar o ciclo intestinal. Uma simples caminhada de 20 minutos é suficiente.

Outrossim, a constipação pode ter origem emocional. Por isso, é importante seguir todas as recomendações anteriores e evitar a excessiva preocupação com a situação. Outro caminho que pode ser seguido pelo médico é a prescrição de laxantes.

Enfim, a constipação é uma consequência comum após uma intervenção cirúrgica. Porém, é necessário evitar fazer muito esforço para defecar, pois pode prejudicar os pontos da operação, afetando a cicatrização.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp