Cirurgias do Estômago

Cirurgias gastrointestinais – muito além da bariátrica

Quando falamos em cirurgias gastrointestinais, nos referimos a procedimentos que visam tratar doenças que acometem o funcionamento do estômago e do intestino.

Isso quer dizer que compreendem uma vasta lista de procedimentos e vão muito além da famosa cirurgia bariátrica.

Acompanhe, a seguir, os principais tipos de cirurgia do estômago e em quais casos se fazem necessários.

Principais tipos de cirurgia gastrointestinal

Dentre os principais tipos de cirurgia do estômago estão a gastrectomia, a ostomia, a hernioplastia e a apendicectomia. Conheça cada um.

Gastrectomia

A gastrectomia é um tipo de cirurgia em que há retirada total ou parcial do estômago. Por ser bastante invasiva, é realizada com mais frequência em casos extremos, como no tratamento do câncer de estômago ou esôfago e em casos de obesidade mórbida, quando essa condição pode levar à morte.

Embora seja retirada uma parte ou todo o estômago, em alguns casos, a gastrectomia é um procedimento que preserva o funcionamento do sistema digestivo.

Ostomia

A ostomia é um tipo de cirurgia em que é feita uma abertura, denominada ostoma, por onde serão eliminados os dejetos não aproveitados pelo organismo. A ostomia é recomendada para quem sofre perfurações no abdômen e também alguns tipos de câncer que acometem o intestino grosso e o reto.

Os tipos mais comuns de ostomia são a colostomia, que liga o cólon ao exterior; e a ileostomia, que faz a ligação do íleo com o exterior. Em ambos os casos a utiliza-se uma bolsa coletora ligada ao ostoma para onde vão os dejetos expelidos pelo corpo.

Hernioplastia

A Hernioplastia é uma cirurgia realizada para tratar a hérnia abdominal. A hérnia tem diversas causas, que vão desde esforço físico até má cicatrização após uma cirurgia. A principal característica é uma protuberância na área atingida.

A hérnia abdominal, normalmente, só pode ser tratada por intervenção cirúrgica, que consiste em reposicionar o conteúdo da hérnia e reparar a falha muscular com colocação de uma tela que serve como um reforço ao organismo e impede o retorno da hérnia.

Apendicectomia

Por fim, entre as cirurgias gastrointestinais mais comuns está a apendicectomia, um tipo de cirurgia que consiste na retirado do apêndice, quando ocorre inflamação.

É uma cirurgia simples, mas urgente, pois, caso o apêndice inflamado não seja removido, pode se romper e causar diversas complicações.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp