cirurgia bariátrica

É possível engravidar após a cirurgia bariátrica?

A realização da cirurgia bariátrica é um procedimento muito indicado para quem precisa lidar com a obesidade. Diferente do que muitas mulheres imaginam, é perfeitamente possível engravidar após esse tratamento, exigindo apenas alguns cuidados especiais. 

Neste post, explicaremos tudo o que você precisa saber a respeito do tema. Então, se pretende fazer a cirurgia, mas também gostaria de engravidar, este post é leitura obrigatória.

Gravidez após a cirurgia bariátrica – É possível?

Estima-se que cerca de 80% das cirurgias bariátricas realizadas no Brasil são feitas em mulheres, sendo a maioria em idade fértil. Neste sentido, é muito comum que haja dúvidas sobre as influências do procedimento na gestação.

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que não há qualquer contraindicação. Ou seja, se você pretender ter um filho, a cirurgia não será um impeditivo. Segundo que, especialistas apontam que a fertilidade da mulher aumenta após o procedimento.

O mesmo ocorre com o desejo sexual, pois, com a perda de peso, a paciente tem sua autoestima melhorada. No entanto, para que o bebê seja saudável e a gravidez não seja de risco, é necessário seguir alguns cuidados especiais.

Quais são esses cuidados?

O primeiro aspecto a ser considerado é o prazo. Para uma gravidez após a cirurgia bariátrica é preciso aguardar o prazo de recuperação da cirurgia, que costuma ser de 18 meses. Porém, para garantir a plena estabilização da saúde da paciente, recomenda-se esperar 2 anos após o procedimento.

Isso porque o organismo fica fragilizado e a paciente pode apresentar intolerâncias alimentares, deficiências nutricionais e vômitos. Além disso, o pós-operatório exige total dedicação às orientações médicas, o que pode impactar a gestação.

Ademais, é fundamental que a mulher tenha uma comunicação constante com o nutricionista que a acompanhará após a intervenção. Assim, se há o desejo de engravidar, ele precisa ser comunicado com a maior antecedência possível.

Dessa forma, dará uma atenção extra à complementação de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, nutrientes que previnem anomalias congênitas no bebê e contribuem para a boa formação dele no ventre da mãe.

Outrossim, a recuperação da cirurgia bariátrica é marcada pelas mudanças drásticas na alimentação. Para aquelas que desejam engravidar, a atenção é redobrada, exigindo uma dieta equilibrada e variada.

Por fim, quem passa pelo tratamento cirúrgico da obesidade precisa lidar com diversas questões emocionais. Por isso, o acompanhamento psicológico deve ser feito desde o pré-operatório e intensificado após a cirurgia.

Quais as possíveis complicações que a cirurgia pode evitar?

Os riscos para determinadas complicações podem  aumentar quando a gestante está obesa. Neste sentido, a redução de peso promovida pela cirurgia bariátrica diminui os riscos tanto para a paciente quanto para o bebê.

Afinal, com menos peso e com o organismo nutricionalmente equilibrado, são maiores as chances de a gestante ter mais tranquilidade em relação à saúde dela e do bebê durante os nove meses.

Então, como você pode perceber, é perfeitamente possível engravidar após a cirurgia bariátrica. Portanto, se você tem esse desejo e irá passar pelo procedimento, converse com seu médico e inicie o planejamento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp