cirurgia bariátrica

3 cuidados no pré-operatório da cirurgia bariátrica

O mundo, e especialmente o Brasil, vem se deparando com uma contradição cruel em sua população: a do crescimento do número de pessoas com fome e, na mesma proporção, do de obesas. Em apenas 10 anos houve um aumento de 70% do número de pessoas consideradas obesas, números proporcionais à realização da cirurgia bariátrica.

Indicada como última opção para o emagrecimento, o procedimento também é realizado pelo SUS e vem cercado com uma grande estrutura pré e pós-operatória para o seu sucesso. Afinal, não basta apenas realizar a cirurgia bariátrica, é preciso modificar hábitos e criar uma nova forma de ver o mundo, os prazeres e a alimentação.

Neste artigo, trazemos mais informações sobre o assunto, mostrando quais são os cuidados necessários no pré-operatório desse procedimento. Boa leitura!

O que é preciso observar antes da cirurgia bariátrica?

1. Avaliação do índice de massa corporal (IMC)

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo, que já faz parte do cotidiano das salas de cirurgia, permitindo o aprimoramento de novas técnicas e diminuição dos riscos. Mas é preciso obedecer a um rigoroso processo de avaliação antes da realização do procedimento, sendo o primeiro deles a observação do seu índice de peso corporal.

Na prática, o paciente apto para realizar uma bariátrica precisa ter um índice de obesidade mórbida e já ter realizado vários tipos de tratamento para diminuir o peso, sem sucesso.

2. Identificação de comorbidades

Longe de ser uma questão estética, a obesidade pode estar associada à necessidade de conter a evolução de doenças que surgem em consequência da obesidade, como a diabetes e hipertensão.

3. Análise por equipe multidisciplinar

Porém, a cirurgia não é feita como um procedimento qualquer, em que o paciente faz exames pré-operatórios para detectar algo que poderia prejudicá-la ou impedi-la. Na bariátrica, além desses exames, o paciente passa por um pré-operatório multidisciplinar, que inclui endocrinologista, nutricionista, cirurgião, gastro e psicólogos, com o intuito não só de avaliar as condições físicas do paciente, mas de preparar seu corpo e sua mente para uma nova realidade.

Nesse preparo, o paciente deve se adaptar às expectativas, avaliar as dificuldades que poderá sofrer e a necessidade de mudar os hábitos cotidianos, que vão impor a ele uma forma diferenciada de se alimentar e de praticar atividades físicas, por exemplo.

O pós-operatório também é fundamental

A cirurgia pode fracassar se o paciente não tiver um pós-operatório adequado. Os primeiros dias, semanas e meses são muito difíceis e incluem alimentação mínima e alguma dor. Enquanto há uma progressão na consistência e na quantidade do alimento, o paciente pode ter consequências físicas e emocionais com o novo cotidiano e a forma física.

O paciente precisa fazer periódicas consultas e exames de avaliação e laboratoriais, fundamentais para avaliar a cirurgia realizada e suas consequências. É recomendado que atividades físicas façam parte do dia a dia do paciente, assim como uma ampla conscientização corporal.

Nos primeiros meses depois da cirurgia, o paciente deve usar faixa abdominal e, depois de perder o peso esperado, pode ser necessária a realização de cirurgias plásticas de retirada de pele, já que a diminuição do peso pode ser mais rápida que a adaptação da pele.

Há casos mais raros em que o paciente pode desenvolver outras doenças, como pneumonia, infecções e tromboses, que precisam ser tratadas com urgência. O acompanhamento psicológico também é de grande importância, já que ajuda o paciente a entender sua nova realidade e forma corporal, com equilíbrio e de forma saudável.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp