câncer de estômago

6 formas de prevenir o câncer de estômago

Embora o câncer de estômago seja o quarto câncer mais comum no mundo, o número de casos caiu ao longo das últimas décadas. Não há garantia de que você possa evitá-lo, mas há muitas coisas que podem ser feitas para diminuir suas chances de tê-lo. Veja o que você pode fazer para prevenir-se desse mal.

Prevenção

  • Cuide de suas úlceras

A Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria comum. Nem sempre deixa as pessoas doentes, mas pode infectar o estômago e causar úlceras. Se você tem úlceras no estômago, é preciso fazer uma avaliação médica e verificar se eventualmente tem uma infecção por H. pylori e tratá-la.

  • Alimente-se bem

“Você é o que come”. Essa é uma sábia frase. Certifique-se de que cada refeição inclua muitas frutas e vegetais frescos. Isso pode reduzir suas chances de contrair câncer de estômago.

Laranjas, limões e outras frutas cítricas não estão proibidos, mas em quantidade moderada. Não deixe de perguntar ao seu médico, especialmente se tiver gastrite ou outro problema.

Especialistas indicam alimentar-se com peixes, aves ou feijão, em vez de carnes processadas ou carnes vermelhas e pães, macarrão e cereais integrais, no lugar de grãos refinados (por exemplo, farinha de trigo integral em vez de farinha branca).

  • Evite alimentos processados e defumados

Antes, quando não havia geladeira ou freezer, as pessoas defumavam alimentos salgados para preservá-los. Mas atualmente, com a tecnologia, isso não é mais necessário, e quando o assunto é saúde, opte por alimentos frescos. Grandes quantidades de sal e conservantes podem prejudicar o revestimento do estômago e torná-lo mais propensos a contrair câncer. Portanto, limite os alimentos defumados e em conserva, incluindo carnes salgadas e peixes.

  • Evite o tabagismo

Livre-se do hábito. Fumar coloca você em risco para muitos tipos de câncer, incluindo câncer de estômago. Se precisar de ajuda para sair do vício, fale com o seu médico. E evite o “fumo passivo” de outras pessoas, também.

  • Faça exercícios

O exercício é um hábito cotidiano extremamente importante para que você possa ter uma qualidade de vida digna, saúde e bem-estar. Ser uma pessoa ativa, independentemente da sua idade, pode diminuir seu risco para muitos tipos diferentes de câncer e outros problemas de saúde.

  • Controle o seu peso

Não, nem tudo na vida é vaidade! Quando nos referimos a controlar o peso, você deve ter em mente que pessoas com excesso de peso podem ser mais propensas a contrair câncer de estômago. Para ter certeza, sempre faça avaliação médica e cuide do seu corpo, que é a sua morada

Verifique o seu peso. As pessoas com excesso de peso podem ser mais propensas a contrair câncer de estômago. Se você não tem certeza se seu peso está em um intervalo saudável, pergunte ao seu médico.

Viu só como tomando medidas simples você pode se prevenir contra o câncer de estômago? Cuide da sua saúde. São os pequenos atos que vão lhe trazer uma qualidade de vida melhor.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp