O câncer no estômago é determinado pelo crescimento de células cancerígenas no interior do revestimento estomacal. Também conhecido como câncer gástrico, é considerado como difícil de ser diagnosticado, uma vez que a maioria das pessoas não costuma apresentar os sintomas da doença em seus estágios iniciais.
Em comparação com outros tipos de câncer, aquele que ocorre no estômago é considerado raro. Por outro lado, é tido com mais perigosos, especialmente devido à dificuldade do diagnóstico inicial. E essa característica pode levar a outras complicações, pois permite que ele tenha tempo para se espalhar para outras partes do corpo.
Saiba quais são as causas e os principais tipos de tratamentos para essa doença a seguir!
Causas
Normalmente, o câncer de estômago surge quando as células saudáveis do sistema digestivo tornam-se cancerosas e proliferam sem controle, dando início a formação de um tumor. Esse é um processo que tende a ocorrer muito lentamente, sendo que, em alguns casos pode ocorrer durante anos.
Fatores genéticos, infecções estomacais provocadas pela bactéria Helicobacter Pylori, ingestão exagerada de vinagre e alimentos em conserva, assim como úlceras e gastrites crônicas são algumas condições que têm relação com a doença.
Sintomas do câncer de estômago
Em sua fase inicial, o câncer de estômago pode causar sintomas como:
- Perda de apetite;
- Náuseas;
- Inchaço após as refeições;
- Indigestão.
Importante: Sinais de azia e indigestão após uma refeição não significa que a pessoa tenha um câncer estomacal. Mas é importante procurar um médico para avaliar os sintomas e tratar a condição.
À medida que ocorre o crescimento do tumor estomacal, os sinais se tornam mais complicados e mais variados:
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Inchaço no estômago;
- Pele e olhos amarelados;
- Vômitos;
- Sangue nas fezes;
- Dores no estômago;
- Dificuldade para engolir;
- Diarreia;
- Fraqueza ou cansaço.
Tratamentos recomendados
Tradicionalmente, o tratamento para o câncer de estômago pode fazer uso de um ou mais dos recursos seguintes:
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Quimioterapia
- Imunoterapia, como medicamentos e vacinas.
O plano de tratamento vária de caso para caso, pois é preciso avaliar a origem do câncer, o estágio de seu desenvolvimento, a idade e as condições de saúde do paciente.
Além de promover o tratamento das células cancerígenas, os tratamentos apontados acima também têm como objetivo evitar que as células afetadas se espalhem por outras regiões. Nesse caso, quando não é tratado corretamente o câncer de estômago também pode afetar:
- Fígado;
- Ossos;
- Lifonodos;
- Pulmões.
Prevenção
O câncer de estômago, especificamente, não pode ser prevenido sozinho. Entretanto, a pessoa pode adotar algumas medidas e ações que podem ajudar a evitar todos os tipos de cânceres:
- Manter uma dieta saudável e com baixo teor de gordura;
- Manter o peso ideal;
- Evitar o fumo;
- Praticar exercícios físicos regularmente.
O câncer de estômago é um problema de saúde que exige cuidados especiais e um acompanhamento médico especializado. Manter a rotina de consultas e procurar ajuda especializada sempre que perceber algo diferente é muito importante para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes e, dessa forma, ser mais efetivo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!