cirurgia bariátrica

A importância do risco cirúrgico para a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um procedimento reconhecido pela sua eficiência e pelos excelentes resultados no tratamento da obesidade. Porém, a sua realização envolve cuidados importantes tanto no pré quanto no pós-operatório, além da avaliação do risco cirúrgico.

Você sabe a importância dessa avaliação? Entende a necessidade de realizá-la? Caso não, recomendamos a leitura deste post, pois nele você encontrará resposta para todas as suas dúvidas.

O que é risco cirúrgico?

Trata-se de uma avaliação que abrange o estado clínico do paciente e suas condições de saúde. O objetivo deste teste é verificar se a pessoa apresenta os requisitos necessários para realizar determinada cirurgia.

Ainda, o risco cirúrgico também identifica quais as chances do paciente apresentar complicações antes, durante ou após o procedimento. Neste sentido, para dispor dos dados necessários, são realizados diversos tipos de exames.

Ademais, essa avaliação pode ser indicada e realizada por médicos de qualquer especialidade. Contudo, o mais comum, no caso da cirurgia bariátrica, é que seja feita por um clínico geral, cardiologista ou anestesista que integre a equipe médica responsável pela cirurgia.

Quando os resultados dos exames identificam alguma condição que pode prejudicar o sucesso da cirurgia, pode ser preciso realizar outros testes mais aprofundados a fim de confirmar a informação e diminuir o risco.

Como é feita a avaliação?

A avaliação do risco cirúrgico é realizada antes do procedimento e, além de verificar a aptidão ou não do paciente para a cirurgia, contribui para a escolha do tipo de técnica mais adequada para o caso. Essa avaliação compreende as seguintes etapas:

  • exame clínico: através da coleta de dados do histórico de saúde do paciente, avaliação física, ausculta cardíaca e pulmonar, é possível fazer a primeira classificação de risco entre os diferentes níveis de ASA. Quanto maior o grau, maior será o risco de complicações;
  • avaliação do tipo de cirurgia: quanto mais complexa e longa a cirurgia, maiores os riscos e os cuidados que devem ser tomados. Neste sentido, os procedimentos são classificados em risco baixo, intermediário e elevado;
  • avaliação risco cardíaco: permite avaliar o risco de complicações e de morte em cirurgias não-cardíacas. Para isso, são considerados diversos dados do histórico do paciente;
  • exames pré-operatórios: ajudam a identificar alguma alteração que possa levar a uma complicação cirúrgica. Entre os exames mais solicitados estão: hemograma, testes de coagulação, dosagem de creatinina, radiografia do tórax e eletrocardiograma.

Qual a importância do risco cirúrgico para a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e de alto risco. Isso porque promove alterações importantes no funcionamento do organismo do paciente. Assim, é de extrema importância avaliar a aptidão ou não dele.

Ainda, entre as principais condições que oferecem riscos de complicações na gastroplastia, estão:

  • problemas cardíacos;
  • diabetes;
  • alterações na coagulação do sangue;
  • insuficiência renal;
  • arritmias;
  • hipertensão;
  • doença pulmonar obstrutiva crônica.

Além disso, o risco cirúrgico permite avaliar o período de recuperação do paciente, as chances de sucesso do tratamento e quais as probabilidades de ocorrerem complicações. Dessa forma, realizar todas as etapas dessa avaliação é fundamental para a segurança do paciente.

Portanto, se você está planejando realizar a cirurgia bariátrica, procure se informar sobre a avaliação do risco cirúrgico e os exames que serão necessários para mensurá-lo. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp