indigestão

7 alimentos que podem causar indigestão

Sabe aquela sensação de estufamento e inchaço que chega logo após as refeições? Essa indigestão, ou má digestão, pode ser provocada por algum distúrbio digestivo ou até mesmo pelo próprio alimento ingerido.

Neste post, você vai conhecer os alimentos que mais favorecem o desenvolvimento desse quadro. Então, se tem interesse no assunto ou sofre com esse desconforto, recomendamos a leitura do texto.

1) Bebidas alcoólicas

O álcool promove o relaxamento do corpo e, com isso, também relaxa o esfíncter esofágico, válvula que impede o retorno dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, o álcool diminui a capacidade de absorção dos nutrientes.

Dessa forma, o seu consumo deve ser moderado. Porém, quem não sofre com distúrbios gastrointestinais, não tende a ter problemas com as bebidas alcoólicas, desde que ingeridas com moderação.

2) Leite e derivados

O leite e seus derivados são uns dos alimentos que mais provocam indigestão. Isso porque, mesmo com o baixo índice de diagnósticos, muitas pessoas sofrem com intolerância ou má digestão da lactose.

Neste sentido, se você sente esse desconforto logo após o consumo de leite ou queijos de origem animal, converse com seu médico e avalie a possibilidade de substituir esses itens por bebidas vegetais.

3) Café

Embora o café seja um recurso utilizado para retomar a disposição e a energia, o seu consumo estimula a produção dos ácidos estomacais, causando inflamação, azia e até a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Ademais, a cafeína é um diurético natural que promove a prisão de ventre e a desidratação. Dessa forma, se você não consegue ficar sem o café, procure consumir, no máximo, uma xícara por dia.

4) Alimentos gordurosos e frituras

Os alimentos ricos em gordura, como os sorvetes e a carne vermelha, demandam um grande esforço do trato digestivo. Com isso, o processo de digestão se torna mais lento, causando a sensação de indigestão, estufamento e refluxo.

Outrossim, quem sofre com azia ou outros transtornos digestivos, deve evitar as gorduras e frituras. Isso porque podem agravar o quadro. Assim, ao preparar uma carne vermelha, por exemplo, utilize gorduras de origem vegetal, como o azeite de oliva.

5) Frutas cítricas

As frutas cítricas são conhecidas como uma das principais responsáveis pela indigestão. A acidez presente nesses alimentos aumenta a irritação no estômago, piorando quadros de gastrite ou úlceras.

Assim, para evitar essa irritação, você deve dar preferência às frutas alcalinas, tais como, banana, uva-passa, mamão e melão. Por outro lado, quem não sofre com essas condições, não precisa interromper o consumo das frutas cítricas, pois contribuem para a digestão.

6) Tomates

Os tomates são antioxidantes naturais e, portanto, ajudam a diminuir o risco de alguns tipos de câncer. Porém, são alimentos que causam azia e má digestão. Dessa forma, é recomendado que sejam consumidos cozidos, no máximo, três vezes por semana.

7) Refrigerantes

O consumo de refrigerantes, principalmente junto com as refeições, promove a diluição do suco gástrico, modificando o pH local e comprometendo a atividade enzimática. Com isso, há uma redução na absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, dificultando a digestão das proteínas.

Então, com a leitura deste post, você conheceu alguns dos alimentos responsáveis pela incômoda sensação de indigestão. Portanto, para eliminar esse desconforto da sua rotina, siga nossas dicas e mude o seu cardápio.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

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