cirurgia bariátrica

4 formas de evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica proporciona benefícios que vão além da redução das medidas, pois promove a saúde e a qualidade de vida do paciente. No entanto, evitar o reganho de peso após o procedimento é um desafio que merece atenção especial. 

A partir da estabilização do peso, é possível que o indivíduo volte a engordar de forma gradativa, geralmente causado pelo mau comportamento ou dilatação intestinal. Nesse sentido, é fundamental mudar de hábitos para evitar danos à saúde. 

Se você deseja se manter saudável, evitar recuperação de massa corporal após a cirurgia bariátrica é indispensável. Para ajudar, confira neste post 4 formas para evitar o reganho de peso após o procedimento!

Motivos do reganho de peso após a cirurgia bariátrica

De forma geral, os pacientes podem ganhar um pouco de peso após 18 meses da cirurgia bariátrica, no entanto, essa recuperação de massa deve acontecer dentro dos limites aceitáveis. 

O problema é que em algumas situações o reganho de peso toma proporções preocupantes, colocando a saúde em risco. Essa recuperação do peso pode ser motivada por muitos fatores, como: 

  • falta de acompanhamento nutricional;
  • causas biológicas, metabólico e psicológico;
  • não seguir orientações médicas;
  • sedentarismo.

4 formas para evitar ganhar peso após a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica marca uma nova vida, que exige a mudança de hábitos para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Consiste em um grande passo para melhorar a saúde como um todo, prevenindo as doenças relativas ao sobrepeso. 

Dessa forma, evitar o reganho de peso é imprescindível. Veja formas para se manter saudável!

1. Tenha hábitos alimentares saudáveis 

Uma alimentação equilibrada proporciona diversos benefícios, principalmente para quem passou por uma cirurgia bariátrica. É essencial evitar o consumo de alimentos calóricos e gordurosos, evitando a compulsão alimentar. Contar com o apoio médico é fundamental para ter uma dieta personalizada e saudável.

2. Pratique exercícios físicos regularmente 

Praticar exercícios físicos regularmente contribui para perder peso, além disso, é essencial para não voltar a engordar. É a melhor alternativa para alcançar resultados ainda melhores para a saúde.

3. Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas 

É preciso ter cuidado redobrado com o consumo de bebidas alcoólicas, pois além das calorias que engordam, traz diversos malefícios à saúde. Portanto, evitar o consumo inadequado e a compulsividade contribui para não ganhar peso.

4. procure acompanhamento médico pós-cirurgia

Manter o acompanhamento médico periodicamente por um longo prazo após a cirurgia bariátrica é essencial para monitorar tanto o peso, quanto outros indicadores do corpo. Inclusive, ter orientações mais específicas para aprimorar os resultados e ajudar a lidar melhor com as mudanças no organismo. 

Além disso, é importante definir objetivos e destacar as suas conquistas, pois é uma maneira de ter motivação para superar todos os desafios. Conciliando bem as atividades físicas, alimentação saudável e descanso você vai muito além de evitar o reganho de peso. 

Os cuidados após a cirurgia bariátrica são extremamente necessários, inclusive o acompanhamento médico e psicológico. Portanto, se você deseja estar sempre saudável e bem-disposto, não deixe de seguir as dicas desse conteúdo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp