hemorragia digestiva

3 causas de hemorragia digestiva

A hemorragia digestiva é um sintoma que pode ser causado por diversas doenças e geralmente é um sinal de que algo está errado com o sistema digestivo. É um problema que necessita de uma avaliação médica imediata.

Também chamada de hemorragia gastrointestinal, a perda de sangue pode acontecer por qualquer órgão do sistema trato digestivo. Contudo, o diagnóstico antecipado e preciso é essencial para combater os sintomas e evitar o agravamento da situação.

Você sabe quais as causas da hemorragia digestiva? Compreender melhor o assunto é importante para auxiliar a descobrir os motivos e tratar o problema. Veja neste post 3 causas que podem levar a hemorragias no sistema digestivo!

O que é a hemorragia digestiva 

A hemorragia digestiva consiste no sangramento proveniente de uma lesão nos órgãos do sistema digestivo, como o esôfago, estômago, intestino e duodeno. Pode surgir no vomito ou nas fezes. 

Não é considerada uma doença, mas tem relação direta com diversos problemas. A hemorragia digestiva pode ser classificada em dois tipos, como alta, que tem origem no estômago, esôfago e duodeno, ou como baixa, proveniente do intestino delgado, grosso e do ânus.

3 causas da hemorragia digestiva

As causas da hemorragia digestiva podem ser diversas e depende do quadro do indivíduo. Em alguns casos o sangramento é passageiro, no entanto, existem situações que pode representar algo mais grave. O diagnóstico feito pelo médico com base em exames é a melhor forma para identificar os reais motivos. 

Veja as principais causas da hemorragia digestiva! 

1. Consumo de bebidas alcoólicas 

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode causar problemas gastrointestinais, dentre eles, a hemorragia digestiva. O exagero ao longo dos anos pode cobrar um preço elevado par a saúde, pois as bebidas são agressivas e desencadeiam uma série de doenças.

2. Hábitos alimentares ruins 

A qualidade da alimentação tem influência direta no organismo, e também causa a hemorragia digestiva. Alimentos calóricos e gordurosos são um risco eminente e capazes de causar danos sérios, principalmente se consumidos de forma frequente e em grandes quantidades. 

3. Presença de doenças 

A presença de doenças é um dos motivos mais comuns da hemorragia digestiva. As doenças podem ser mais leves, como pequenas inflamações ou mais sérias, por isso, o diagnóstico precoce é essencial. 

As principais doenças são: 

  • angiodisplasia;
  • câncer;
  • diverticulite;
  • endometriose intestinal.
  • fissura anal;
  • gastrite;
  • hemorroidas;
  • infecção no intestino;
  • inflamações;
  • pólipos intestinais;
  • proctites;
  • úlceras.

A hemorragia digestiva é um problema sério e considerado como urgência, por isso, é fundamental procurar um médico o mais breve possível. Dessa forma, contribui para identificar com rapidez a causa do sangramento e elevar a possibilidade de sucesso no tratamento. 

O diagnóstico considera a intensidade da hemorragia e o resultado dos exames de endoscopia e colonoscopia, descobrindo quais os reais motivos do problema. Assim, é indicado o tratamento mais eficiente. 

Cuidar da saúde deve ser prioridade para qualquer pessoa, sobretudo para evitar que problemas simples se tornem um pesadelo no futuro. Portanto, a melhor forma de preservar a qualidade de vida é agindo preventivamente e procurar apoio médico sempre que perceber qualquer sinal da hemorragia digestiva. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião do aparelho digestivo em Ilha Solteira e Barretos!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp